Título do Site Poesia&prosa

O que tens de diferente,tens de bonito!

Textos

1573689.jpg

 

 

 

"Família e Coronelismo  no Brasil"

 

 

 

número de páginas:384

 

ano de edicão: 2008

autor:

DO REGO, ANDRÉ HERACLIO

editora:

A GIRAFA

 

 

 

 

 Ainda hoje, ocorre em  muitos  lugares, esse ranço nojento de se aproveitarem da  pobreza e  ignorância do  povo , para  imitar aquele jeito ardiloso de comprar votos. Votava-se em cédulas impressas postas pelo eleitor num envelope que, lacrado e assinado pelos mesários, este depositava na urna. Conta a  história, que o coronel em questão reuniu seus moradores, mandou que ficassem em fila indiana e lhes entregou, um a um, os envelopes lacrados com as cédulas dos candidatos sufragados. Aí era só ir à seção eleitoral, pegar as assinaturas dos mesários e votar. Votar? Pois é! Um cabra mais ousado resolveu perguntar:“O senhor pode me dizer, pelo menos, em quem eu vou votar, coronel?” A resposta foi ríspida e rápida: “Então, cabra ignorante, tu não sabes que o voto é secreto?” Esse era o aspecto folclórico da atuação do coronel, o mais explorado e que faz as delícias da crônica política. O livro analisa também outros aspectos, como a liderança tradicional e carismática, tal como definida por Max Weber, e a importância do coronel como chefe de uma parentela, de uma família larga, com seus membros consanguíneos e afins e com seus agregados. Enriquecido, com uma série de documentos, como folhetos de cordel, nos quais o coronel Chico Heráclio fazia a sua propaganda política e divulgava suas ações de ordem econômica, social e política.

O  livro traz ainda uma rica iconografia familial, projetando fatos importantes para as famílias ilustres não somente do Nordeste, mas do país inteiro, como batizados, primeiras comunhões, casamentos e posse em cargos eletivos, entre outros. Tais documentos revelam uma estratégia muito bem concebida de divulgação e imposição de uma imagem ideal, que se revela uma excelente fonte de poder político,ainda em voga  nestes brazis de  meu Deus!

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 10/10/2022


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras